I love my QQ - o blog do sapinho, do pokémon, da baratinha, do besourinho, do meu e do seu QQ!

Olá a você entusiasta do mundo automobilístico, bem-vindo você que também possui um Chery! O I love my QQ é um blog de histórias sobre mim e o meu QQ verde metálico 1.1 16V 4 cilindros, comprado em dezembro de 2019 numa revenda aqui na cidade de Pelotas. A ideia é registrar manutenções, dicas, pequenos reparos que são possíveis de serem feitos por você mesmo em casa, indicar oficinas e profissionais e abrir um canal de referência para proprietários de QQ's pelo mundo afora. 

Como aconteceu com vários outros carros que se tornaram ícones de suas montadoras, o QQ certamente é um futuro ícone da Chery, que infelizmente deixou de fabricá-lo recentemente. Essa adoração pelo carrinho faz com que uma legião de QQ's apareça pela cidade e que poucas unidades sejam encontradas à venda. Com um valor de tabela FIPE muito razoável para quem pretende manter o seu por muito tempo (o meu caso) e melhor ainda para quem pretende adquirir um, o QQ é uma excelente opção para a proposta urbana. São várias cores diferentes além dos tradicionais preto, branco, prata e vermelho. Os meus favoritos são o branco e o amarelo, apesar de o meu ser verde metálico - aqui na cidade vi apenas dois outros iguais. Quem tem um QQ sabe como dói ver um QQ maltratado, quebrado e sujo!

O consumo na cidade surpreende mesmo com o ar condicionado ligado - que funciona muito bem - e as manutenções se tornam muito acessíveis tanto em peças quanto em mão de obra. Vale lembrar que os Chery são importados e que ainda pode existir alguma oficina que se recuse a trabalhar com ele, talvez por desconhecer a tecnologia ou por não querer se comprometer, o que é totalmente aceitável. Em contrapartida, também existem oficinas e profissionais que se aventuram e acabam entregando um trabalho muito ruim, causando nos proprietários uma falsa impressão de que o carro não presta. Até hoje só vejo reclamar do QQ dois tipos de pessoas: aquelas que nunca dirigiram um e aquelas que o comparam com os mais do mesmo das ruas, o que é injusto. Quem nunca dirigiu não sabe nem de perto como o carro é ágil e rápido nas respostas e quem o compara, está sendo no mínimo ignorante. Um carro completo e importado pelo valor do QQ, você nunca vai encontrar. Agora, se você se conforma em ter um Gol, um Corsa, um Uno, Fiesta... bom, cada um com seu gosto! 

Para meios de ilustração, em 2018 compramos um Chevrolet Onix zero e fizemos logo em seguida uma viagem de mais de 6.000 km. Realmente, no quesito conforto, o Onix é excelente. Câmbio de seis marchas que na estrada é algo muito desejável, bancos bem feitos, motor econômico mas... aos três meses de uso, passou a bater todas as partes plásticas, o banco do motorista começou a ranger... parecia um carro velho. Daí eu questionei um mecânico da Chevrolet sobre isso, falei que achava um absurdo um carro daqueles custar R$ 44.990,00 e que estávamos pensando em nos desfazer dele. Ele concordou, disse que o Onix era assim mesmo e que não tinha jeito. Por isso essas montadoras 'do povo' passaram a produzir carros cada vez piores ao preço de bons carros. Já ouviu falar de Nissan e Toyota incomodando? Certamente que não.

Vendemos o Onix logo em seguida à compra do QQ. Hoje o QQ reina absoluto na garagem. Agora vamos falar algumas verdades sobre o QQ, claro. Não sou um 'jaquetinha' ou um 'clubinho': sei muito bem de cada ponto fraco do carro, conheço cada pedaço dele e entendo perfeitamente que isso é aceitável dado o valor de custo do veículo. Ainda assim, com todos esses pontos fracos que ele tem e que nenhum proprietário pode negar, é uma excelente opção frente aos mais do mesmo que vemos nas ruas. A Renault inundou o mercado com seus Clio, Sandero... A Ford com seus Fiesta, Ka... A Chevrolet com suas Montana, Celta... Nada diferente se enxerga nas ruas e isso influencia até as oficinas, que se atêm ao que há de maioria no mercado e não se especializa em novidades. Mecânicos que desconhecem a necessidade de uma simples sangria no sistema de freios ao trocar as pastilhas, por exemplo. Mais adiante vou criar uma série de postagens sobre esses pormenores do QQ, pontos positivos, negativos e quem sabe até uma voltinha nele em vídeo.

I love my QQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

Para dúvidas, sugestões, ou assuntos relacionados a Sticker Store, entre em contato. Não serão respondidas questões deste âmbito por meio dos comentários.

Ofensas, publicidade ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.

O site não responde por quaisquer ônus que ocorram ou que venham a ocorrer ao seu veículo, seja por danos causados por você ou por terceiros ou quaisquer tipos de ônus relacionados. Tutoriais e dicas são publicados como conteúdo informativo, não encorajando a você ou a terceiros necessariamente executá-los e tampouco oferecendo quaisquer tipos de auxílios posteriores.