Dando continuidade ao post anterior sobre a compra dos fluidos e do reservatório YMAX, hoje fiz a sangria do circuito e a substituição do reservatório original Chery. O estado dele era lamentável, muito sujo e já bastante ressecado, já naquela fase onde pode rachar na emenda a qualquer tempo. Agora com a temporada mais quente e dias cada vez mais escaldantes, aproveitei pra fazer essa preventiva na joia.
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Instalação do reservatório novo |
O primeiro passo foi limpar o sistema. Soltei as duas mangueiras de retorno do líquido e deixei água limpa passando pelo sistema com o carro ligado. Deixei água passando até que o eletroventilador fosse acionado, o que também fez com que a válvula termostática abrisse liberando mais água suja - e quente, cuidado com isso! Quando a água circulante ficou limpa, desliguei o carro e soprei por dentro do reservatório até não sobrar mais água alguma nas mangueiras. Feito isso, retirei o reservatório antigo (tem fotos dele) e instalei o novo.
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Adicionando o líquido |
Com o reservatório de expansão novo na mão, monte primeiramente a mangueira inferior, a mais grossa, e coloque-o no seu local com cuidado para que todas as travas se prendam ao suporte. Feito isso, já é possível colocar de volta o reservatório de fluido da direção. Faça a correta diluição do líquido de arrefecimento de sua preferência em água desmineralizada - jamais use água de torneira para esse procedimento: água potável é rica em sais minerais e cloro que vão destruir seu sistema, enferrujar, criar resíduos que podem entupir o radiador e até mesmo trazer danos aos selos do motor - e preencha o reservatório até o limite. Aguarde baixar um pouco e quando não baixar mais, dê a partida no motor ainda com as mangueiras de retorno soltas. É possível que ainda saia alguma água suja ou resíduo, por isso vigie o momento em que somente o líquido novo saia por elas. Quando isso acontecer, coloque de volta as duas mangueiras de retorno e mantenha o carro ligado. Observe o nível do reservatório de expansão e vá completando caso seja necessário.
Aguarde novamente o acionamento do eletroventilador para se certificar de que o líquido não vai baixar mais ou ainda subir um pouco. Quando o eletroventilador se desligar, verifique o nível do reservatório de expansão, certifique-se de que o líquido esteja entre as marcas MIN e MAX e que as mangueiras de retorno estejam trazendo o líquido para dentro do reservatório de expansão. Se tudo está correto, feche a tampa do reservatório e desligue o motor. Após resfriar um pouco, volte a dar a partida no motor e verifique se o nível do líquido está dentro do padrão. Eu dei uma boa volta com o carro esticando um pouco as marchas pra ver como se comportaria a temperatura do motor e mesmo hoje fazendo um dia bastante quente, se manteve mais baixa do que o usual. Retornando em casa, verifiquei se o nível estava conforme e tudo estava correto.
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Visão geral |
Utilizei água desmineralizada PARAFLU e líquido de arrefecimento para radiadores Orbi Química após algumas pesquisas breves na internet. Já o reservatório de expansão é da YMAX, muito próximo ao original Chery, resistente e com um excelente acabamento.
Update 18/01/2021
Após essa limpeza e troca do líquido, a temperatura de trabalho ficou muito estável. O motor chega na temperatura ideal rapidamente e a troca de calor se tornou muito mais eficiente. O eletroventilador pouco é acionado após essa manutenção, mesmo em dias mais quentes.
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