Como trocar o reservatório de expansão do QQ em casa (reservatório de água do radiador)

Dando continuidade ao post anterior sobre a compra dos fluidos e do reservatório YMAX, hoje fiz a sangria do circuito e a substituição do reservatório original Chery. O estado dele era lamentável, muito sujo e já bastante ressecado, já naquela fase onde pode rachar na emenda a qualquer tempo. Agora com a temporada mais quente e dias cada vez mais escaldantes, aproveitei pra fazer essa preventiva na joia.

Instalação do reservatório novo
Não tem mistério algum, mas é preciso saber o que está prestes a fazer. Se você vai fazer em casa, não posso me responsabilizar por você. Eu fiz porque conheço o carro, conheço o procedimento e se der algo errado, o prejuízo é só meu. Gosto de fazer as manutenções do QQ, me divirto com tudo isso, simpatizo com quem gosta de meter a mão e fazer em casa mas desencorajo aqueles que querem fazer em casa para economizar com oficina: basta uma bobagem nesse procedimento para que algumas coisas sérias aconteçam. E uma delas é fundir seu motor.

O primeiro passo foi limpar o sistema. Soltei as duas mangueiras de retorno do líquido e deixei água limpa passando pelo sistema com o carro ligado. Deixei água passando até que o eletroventilador fosse acionado, o que também fez com que a válvula termostática abrisse liberando mais água suja - e quente, cuidado com isso! Quando a água circulante ficou limpa, desliguei o carro e soprei por dentro do reservatório até não sobrar mais água alguma nas mangueiras. Feito isso, retirei o reservatório antigo (tem fotos dele) e instalei o novo. 

Adicionando o líquido
Para retirar o reservatório de expansão é necessário deslocar o reservatório de fluido da direção para a lateral direita. Libera bastante espaço e ajuda muito na hora de colocar o reservatório de expansão novo. Puxe o reservatório de expansão para cima para liberar o suporte e ele fica na mão. Solte a mangueira mais grossa que fica na parte de baixo dele e pronto. Importante nesse passo jogar água limpa nessa parte do carro, onde ficou vazando água suja do circuito, durante a limpeza, para remover impurezas e possíveis resíduos do líquido de arrefecimento velho, que podem danificar a pintura e outras partes sensíveis no cofre do motor.

Com o reservatório de expansão novo na mão, monte primeiramente a mangueira inferior, a mais grossa, e coloque-o no seu local com cuidado para que todas as travas se prendam ao suporte. Feito isso, já é possível colocar de volta o reservatório de fluido da direção. Faça a correta diluição do líquido de arrefecimento de sua preferência em água desmineralizada - jamais use água de torneira para esse procedimento: água potável é rica em sais minerais e cloro que vão destruir seu sistema, enferrujar, criar resíduos que podem entupir o radiador e até mesmo trazer danos aos selos do motor - e preencha o reservatório até o limite. Aguarde baixar um pouco e quando não baixar mais, dê a partida no motor ainda com as mangueiras de retorno soltas. É possível que ainda saia alguma água suja ou resíduo, por isso vigie o momento em que somente o líquido novo saia por elas. Quando isso acontecer, coloque de volta as duas mangueiras de retorno e mantenha o carro ligado. Observe o nível do reservatório de expansão e vá completando caso seja necessário.

Reservatório original
Aguarde novamente o acionamento do eletroventilador para se certificar de que o líquido não vai baixar mais ou ainda subir um pouco. Quando o eletroventilador se desligar, verifique o nível do reservatório de expansão, certifique-se de que o líquido esteja entre as marcas MIN e MAX e que as mangueiras de retorno estejam trazendo o líquido para dentro do reservatório de expansão. Se tudo está correto, feche a tampa do reservatório e desligue o motor. Após resfriar um pouco, volte a dar a partida no motor e verifique se o nível do líquido está dentro do padrão. Eu dei uma boa volta com o carro esticando um pouco as marchas pra ver como se comportaria a temperatura do motor e mesmo hoje fazendo um dia bastante quente, se manteve mais baixa do que o usual. Retornando em casa, verifiquei se o nível estava conforme e tudo estava correto.

Visão geral
Comigo correu tudo bem, nenhuma surpresa. Foi mais fácil do que eu esperava e agora é torcer para que meu circuito não possua nenhum problema porque é comum em carros mais antigos que haja comprometimento do sistema por conta do uso de água de torneira. Daí, quando você faz a limpeza e aplica do fluido corretamente, o produto acaba revelando problemas que antes ficaram escondidos por conta de tanta sujeira. Pensando nisso, fiz uma diluição pouco comum para evitar ao máximo este problema, adicionando mais água desmineralizada do que o líquido concentrado. Geralmente as diluições ficam entre 50% água + 50% fluido ou ainda 60% água + 40% fluido, mas neste caso optei por diluir 70% água + 30 % fluido para reduzir ao máximo as chances de o fluido ser agressivo ao circuito, que já é bastante rodado.

Utilizei água desmineralizada PARAFLU e líquido de arrefecimento para radiadores Orbi Química após algumas pesquisas breves na internet. Já o reservatório de expansão é da YMAX, muito próximo ao original Chery, resistente e com um excelente acabamento.
 
Update 18/01/2021 

Após essa limpeza e troca do líquido, a temperatura de trabalho ficou muito estável. O motor chega na temperatura ideal rapidamente e a troca de calor se tornou muito mais eficiente. O eletroventilador pouco é acionado após essa manutenção, mesmo em dias mais quentes.

I love my QQ

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