Limpeza do corpo de borboleta (TBI), atuador de marcha lenta e sensor MAP (mass air pressure sensor)

Uma das coisas que mais gosto no QQ é a simplicidade. Tudo é fácil de ser feito, sem dramas. Dessa vez, decidi limpar todo o conjunto de entrada de ar, incluindo os sensores. 

Troquei recentemente as velas originais Chery pelas Bosch um pouco fora do prazo correto, eu confesso. Tanto que o consumo estava alto pro QQ. Velas substituídas, consumo voltou para o mais próximo da realidade. Para incrementar esse sucesso, desmontei o sensor MAP (mass air pressure) Bosch - que substituiu o original em algum momento - o corpo de borboleta (TBI) e o atuador da marcha lenta. Tudo bastante sujo.
 
Me lembro de ter limpado o TBI assim que comprei o QQ, na troca do filtro de ar. Faz pouco mais de um ano, mas como morei por bastante tempo numa região de estrada de terra, era de se esperar sujeira mesmo. 
 
Antes de qualquer coisa, tenha muito cuidado ao realizar qualquer tipo de reparo, instalação, alteração ou quaisquer tipos de intervenções em equipamentos elétricos, mecânicos ou eletrônicos. Primeiramente, pela sua segurança. Não me responsabilizo por quaisquer prejuízos sofridos por você e/ou por terceiros. Faça por sua própria conta e risco.
 
Não tem mistério. Soltando a carcaça do filtro de ar e a mangueira de admissão, todos os parafusos do conjunto ficam de fácil acesso. Desmonte peça por peça, não tenha pressa. O atuador de marcha lenta vai estar sujo também, limpe tudo e inclusive o furo onde ele trabalha com o formidável WD-40. Sem dó, use bastante.
 
Na limpeza do TBI, basta borrifar generosamente o WD-40 e deixar a sujeira escorrer. Eu deixei agindo por alguns minutos, passei um pincel limpo, sequei com pano o excesso de sujeira e repeti o processo por mais duas vezes, até que ficasse limpo como nas fotos. 
 
O mais sujo de todos foi mesmo o sensor MAP, e esse carinha é muito importante pra ECU do veículo. Muitas vezes a luz de injeção acende por isso. Remova ele com cuidado pra não estourar o anel de vedação, borrife muito WD-40 nele pra tirar toda a sujeira acumulada. Limpe também o local onde ele é afixado, deixe padrão. Remonte o sensor e pronto. Tenha todo cuidado ao realizar esses procedimentos e só faça se realmente sabe o que está fazendo. Um erro e você vai ficar a pé. 
 
Antes de remontar a mangueira e o filtro de ar, ligue o motor por alguns segundos para correr ar pelo sistema e, acelerando o motor, borrife uma névoa de WD-40 na entrada de ar do motor. Desligue, limpe o excesso e remonte tudo. 
 
Após a troca das velas senti muita diferença na força do motor, e claro que também no consumo. Com essa manutenção, espero chegar a fazer os 17 km/L novamente que já consegui um dia. Boa sorte!
 
















I love my QQ

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