Aviso de farol ligado no QQ (projeto completo com esquema elétrico e tutorial)

Se você tem um QQ e ainda não esqueceu o farol aceso, tem sorte. Ou é mais atento que eu. Perdi uma bateria por conta disso e outro dia, quase fiquei a pé. Com tantos itens bacanas a fábrica poderia ter instalado esse também, é tão simples... Mas sem enrolação, vamos lá.
 
Esse esquema elétrico deve ser compatível com pelo menos 90% dos veículos, chutando alto. É simples, pequeno e não onera em nada a carga da bateria. E o mais importante:

Antes de qualquer coisa, tenha muito cuidado ao realizar qualquer tipo de reparo, instalação, alteração ou quaisquer tipos de intervenções em equipamentos elétricos, mecânicos ou eletrônicos. Primeiramente, pela sua segurança. Não me responsabilizo por quaisquer prejuízos sofridos por você e/ou por terceiros. Faça por sua própria conta e risco.

O princípio de funcionamento é bem básico

Possui zero consumo de stand by: o circuito só estará energizado se você ligar o farol ou a luz de posição;
É seguro: está protegido pela mesma linha de fusível da chave de faróis;
Circuito inteligente: possui conexão ao ACC para saber se a chave está ou não na ignição.

Com a chave de ignição fora, se você ligar o farol, o alarme vai soar de forma ininterrupta até (1) você desligar a chave do farol ou (2) até você colocar a chave na ignição e girar no primeiro estágio (na maioria dos carros, senão, no segundo). Se você tirar a chave da ignição e mantiver o farol aceso, o ACC da ignição será cortado e o alarme vai soar novamente.

O esquema elétrico


Projeto simples e com peças fáceis de conseguir. Tem alguma noção de eletrônica? Se tem, vai conseguir montar dando risada. O projeto foi publicado desde o início em outro site, e para não ficar repetitivo, vou deixar o link aqui para você ter mais detalhes sobre como personalizar o tom do buzzer para tornar o seu projeto único.


No Instagram tem conteúdos que nem sempre são postados aqui no site, então se você ama seu QQ recomendo que siga lá!
 
Passo a passo 

Primeira coisa é ter o circuito montado, testado e pronto.

Empurre a chave do farol pela parte de trás
que ela se solta com facilidade


Estes são os fios que vamos utilizar para
alimentar o módulo de aviso do farol ligado

Fio preto: negativo e fio verde positivo


Não precisa cortar, só descascar os fios

Faça a emenda padrão, solde e isole os fios
(muito importante soldar os fios!)

Sobra o fio amarelo (ACC)

Passe a caixinha do módulo pelo furo do painel
 e encaixe a chave do farol novamente

Puxe com cuidado o acendedor para fora, descasque
o fio positivo (centro) dele da mesma forma que
fez com os fios da chave de farol e solde um fio nele

Faça a emenda padrão com o fio amarelo (ACC),
solde e isole

Feito tudo isso, basta ligar o farol sem a chave que o circuito vai começar a emitir os bips. Ao girar a chave no primeiro estágio, os bips devem parar. O acendedor utiliza tensão vinda do ACC do carro, mesma tensão utilizada pelo rádio e outros itens.



Algumas considerações sobre o projeto

- Resistores podem ser dos menos potentes, até em SMD dá pra montar esse circuito
- Capacitores devem ser de pelo menos 16V, sendo que o ideal é 25V (de boa qualidade, obviamente)
- O BC337 que tem na base escrito NC é não conectado, pode até arrancar esse pino de base se quiser
- O capacitor de 47uF em paralelo com o buzzer pode ser alterado ou até omitido, e isso afeta drasticamente a forma como se ouve o alerta (sem ele parece um grilo e nesse valor fica bem bacana) enquanto que alterações de valor no capacitor de 470uF afetam o tempo de ação do tom
- É possível alterar tanto o resistor de 4,7k quanto o capacitor de 470uF, bem como o de 47uF para encontrar tom, tempo e características que agradem mais a você (isso é uma das partes bacanas do projeto: a coisa pode se tornar exclusiva para o seu carro)
- O buzzer deve ser de 12V e possuir oscilador interno (a frequência dele varia de lote para lote, por isso você deve experimentar o valor do capacitor em paralelo com ele para modular o tom a seu gosto)
- O optoacoplador admite equivalentes e o circuito deve funcionar com praticamente qualquer modelo desde que respeitados os pinos
- O circuito foi desenvolvido utilizando uma tensão nominal de 12,6V (que é a tensão apresentada numa bateria saudável com o carro desligado) e o tempo de ação do tom depende da tensão aplicada
- Quanto maior a tensão aplicada na entrada, menor o intervalo entre os tons
- Se você utilizar um buzzer de 5Vcc - é seguro porque o resistor de entrada limita a corrente - o tom será mais alto (optei pelo de 12Vcc para não ficar tão alto) 
-Utilizar outros transistores NPN diferentes do BC337 altera o funcionamento do circuito. O ganho é algo importante para que tudo funcione corretamente. O NPN responsável pela ação do ACC pode ser qualquer um de mesmas características, mas aconselho manter o BC337 na seção do atuador. Meça os componentes antes de montar, se certifique de que os valores estão corretos, principalmente os capacitores.

I love my QQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

Ofensas, publicidade ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.

O site não responde por quaisquer ônus que ocorram ou que venham a ocorrer ao seu veículo, seja por danos causados por você ou por terceiros ou quaisquer tipos de ônus relacionados. Tutoriais e dicas são publicados como conteúdo informativo, não encorajando a você ou a terceiros necessariamente executá-los e tampouco oferecendo quaisquer tipos de auxílios posteriores.