Resolvendo o mau contato do leitor de cartão de memória do rádio do QQ (bônus: ressolda do conector auxiliar e desmontagem do console)

Assim como muitos donos de QQ, eu também não tenho mais aquele acabamento da frente do rádio, uma tampinha que protege as entradas do leitor de cartão, porta USB e conector auxiliar. E isso é péssimo, porque toda poeira do mundo vai direto pra lá. E isso sem falar que me incomoda bastante não ter aquela tampinha.

A solução é desmontar tudo e limpar, isso mesmo. Mas pra retirar o rádio do QQ você precisa soltar toda a moldura do console central. Sim, essa é a parte mais chata, porque você tem que desmontar quase tudo pra acessar o rádio.
 
Antes de qualquer coisa, tenha muito cuidado ao realizar qualquer tipo de reparo, instalação, alteração ou quaisquer tipos de intervenções em equipamentos elétricos, mecânicos ou eletrônicos. Primeiramente, pela sua segurança. Não me responsabilizo por quaisquer prejuízos sofridos por você e/ou por terceiros. Faça por sua própria conta e risco.
 
Mas vamos lá:

1. Solte os quatro parafusos no painel do carro (dois na parte inferior, atrás do volante e dois na parte superior, dentro do painel)
2. Puxe cuidadosamente o frame interno do painel
3. Agora vem a parte complicada: retire o frame de sustentação do botão de pisca alerta pela lateral (só tem travas aí) e vá soltando devagar a peça
4. Comece a soltar o console central com cuidado e tente não quebrar nada!

Feito isso, o rádio é preso por dois parafusos frontais. Solte-os, puxe o rádio com cuidado e solte os chicotes da parte de trás dele. Pronto.

Agora fica mais fácil: desmonte o rádio, solte a unidade de CD com cuidado e desmonte a placa onde está o slot do cartão de memória. Bem tranquilo. Eu praticamente lavei a placa com água e sabão e depois apliquei WD-40 nos contatos internos, soprei tudo e deixei secando ao sol. Não tem erro. A menos que realmente haja um defeito maior no seu leitor de cartão - como uma ressolda a ser feita, por exemplo - o problema será resolvido. Aproveite para limpar o rádio.

Eu aproveite a função para ressoldar o conector de entrada auxiliar (que algum bisonho empurrou pra dentro tentando conectar um P2) e também para substituir o encoder frontal, responsável pelo volume e liga/desliga, que estava com mau contato.

Feito isso, basta executar o processo inverso com o mesmo cuidado pra não quebrar nada. Tem mais fotos e coisas bacanas no Instagram, segue lá!
 

















I love my QQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

Ofensas, publicidade ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.

O site não responde por quaisquer ônus que ocorram ou que venham a ocorrer ao seu veículo, seja por danos causados por você ou por terceiros ou quaisquer tipos de ônus relacionados. Tutoriais e dicas são publicados como conteúdo informativo, não encorajando a você ou a terceiros necessariamente executá-los e tampouco oferecendo quaisquer tipos de auxílios posteriores.