Luz da injeção acendendo e a sonda lambda sem leitura

Há alguns meses venho peleando com essa luz da injeção acesa. O carro não falha, não apaga, pelo contrário: segue firme e forte. Mas o consumo aumentou demais, cheguei a fazer 8 km/L! Impensável para um QQ. Levei num mecânico que verificou os bicos, que estão ok. Velas são novas, sensores MAP/TBI e toda a admissão estão em perfeito estado, inclusive limpos - eu mesmo fiz há algum tempo.

Por várias vezes, a luz da injeção apagava e o carro passava dias 'normal'. Ao forçar um pouco ou ligar o ar condicionado, inevitavelmente, a luz acendia de novo. Pela leitura do scanner, a única coisa que acusava era a sonda. O QQ possui duas sondas, uma pré e uma pós. A pré é que mais dá problema, justamente por ser fundamental na leitura dos gases. Por que meu carro não falhava nem perdia força? Porque a sonda não lia corretamente os gases da queima, e a ECU injetava muito mais combustível do que o necessário, tornando o QQ um beberrão.

Substituí a sonda há algumas semanas, a luz da injeção nunca mais acendeu (mesmo pegando estrada, ligando ar etc.) e estou no aguardo da média atual, tomara que resolva meu problema! Comprei pela Ali Express, paguei R$ 80 contra os R$ 200 daqui do Brasil.





*** 11/10/2021

Pois bem, QQ lover. A luz de injeção acendeu novamente e pelo que vejo no marcador de combustível, o QQ segue beberrão... Vou procurar uma especializada em injeção eletrônica aqui na cidade, não tem como deixar assim. 

O motor segue sem falhas, sem perda de potência nem nada. Mas esse consumo é irreal.

I love my QQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

Ofensas, publicidade ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.

O site não responde por quaisquer ônus que ocorram ou que venham a ocorrer ao seu veículo, seja por danos causados por você ou por terceiros ou quaisquer tipos de ônus relacionados. Tutoriais e dicas são publicados como conteúdo informativo, não encorajando a você ou a terceiros necessariamente executá-los e tampouco oferecendo quaisquer tipos de auxílios posteriores.