Instalação (adaptação) de bluetooth no rádio original do QQ

Recentemente fiz um mod no rádio original do QQ: adicionei um módulo bluetooth interno nele, de forma que a originalidade fosse mantida. Claro que seria muito mais fácil comprar um transmissor FM desses que tem em cada banca de camelô, mas a gente gosta de ser diferente!

Requer conhecimentos em eletrônica, portanto, não faça se você não souber fazer! Qualquer módulo bluetooth USB que tenha saída de áudio P2 pode ser utilizado, daí fica a seu critério decidir. 

Antes de qualquer coisa, tenha muito cuidado ao realizar qualquer tipo de reparo, instalação, alteração ou quaisquer tipos de intervenções em equipamentos elétricos, mecânicos ou eletrônicos. Primeiramente, pela sua segurança. Não me responsabilizo por quaisquer prejuízos sofridos por você e/ou por terceiros. Faça por sua própria conta e risco.

Na placa principal do rádio, você deve pegar a tensão de 5V e o GND para alimentar o módulo bluetooth. Eu peguei dos pontos que estão marcados na foto, você pode escolher outros também.
 
 
Clica que amplia!

 
Também precisa remover o conector P1 frontal do auxiliar. Nos terminais da placa, solde cabos blindados até a saída de áudio do módulo  bluetooth. Depois, só fixar o módulo em algum lugar livre dentro do gabinete e pronto. Como meu módulo bluetooth tinha um LED de atividade, aproveitei pra fixar ele bem no furo onde tinha o conector P1, ficou bem legal.

Mas dessa forma, o módulo bluetooth vai ficar sempre ligado, correto?  Você pode criar um circuito simples, um gatilho, que somente liga o módulo quando o rádio estiver ligado.
 
Os +5V do emissor do TIP42 vem da placa

 
Assim, somente quando o rádio ligar (o display acender) é que o módulo ficará ativo. Podem ser utilizados transistores PNP de diversos modelos além do TIP42, acabei optando por ele porque já tinha em mãos e também para que ele trabalhe com folga, evitando aquecimento. A conexão ao LED do backlight do display precisa ser no positivo, senão não vai funcionar. 


I love my QQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

Ofensas, publicidade ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.

O site não responde por quaisquer ônus que ocorram ou que venham a ocorrer ao seu veículo, seja por danos causados por você ou por terceiros ou quaisquer tipos de ônus relacionados. Tutoriais e dicas são publicados como conteúdo informativo, não encorajando a você ou a terceiros necessariamente executá-los e tampouco oferecendo quaisquer tipos de auxílios posteriores.